O que é a tendência Urban Jungle?
Traduzindo para o português, a “Selva Urbana” é um estilo decorativo que busca trazer a natureza para dentro dos ambientes urbanos de uma forma mais intensa e radical! O conceito está em não somente decorar o espaço de forma mínima e sutil, mas em trazer as plantas como ponto central, fazê-las invadir a cena.
Mas atenção: isso não é feito de forma aleatória e desorganizada — pelo contrário! Dispor a vegetação ao longo da sua casa ou apartamento pode (e deve) ser algo pensado e feito com bastante equilíbrio, para trazer, em vez de bagunça, sufoco e desordem, a sensação de calmaria, vida e paz, através do verde e da alegria das plantas.
Como aplicar esse estilo à minha residência?
O segredo não está no preço, na quantidade e nem nos recursos, mas sim na qualidade! E você consegue uma boa qualidade com a simples disposição e escolha certa de plantas e materiais. Segue as dicas:
1 – Escolha as plantas certas: quanto mais práticas e fáceis de cuidar forem as espécies escolhidas, melhor você conseguirá manter a vida da sua selva urbana! Conheça o nosso post sobre 7 espécies fáceis de manter em ambientes internos. E lembre-se: antes de escolher as plantas, observe como a iluminação interna do ambiente se comporta (atentar-se a esses fatores pode evitar grandes dores de cabeça e dificuldades na hora de manter sua pequena floresta!).
2 – Crie composições em diferentes alturas: preencha o máximo de espaço possível, gerando equilíbrio no ambiente. Encher o chão de plantinhas pode acabar gerando um desequilíbrio se as paredes e o teto não fizerem parte da composição! Para evitar que isso aconteça, você pode distribuir sua selva entre os seguintes elementos: vasos de chão, prateleiras nas paredes, pendentes de teto e até mesmo escadas ou elementos decorativos que permitam uma disposição vertical das plantas.
3 – Desfrute dos materiais naturais: verde combina com moderno, mas também combina com simplicidade, textura e aconchego! Está na hora de apostar em decorações mais rústicas, com o uso da madeira, da cerâmica e até mesmo da palha (com cestos decorativos, cadeiras de descanso etc.). Mas, dentro de tudo isso, o mais importante é que o ambiente traduza os seus gostos e que você se sinta bem! Por isso, conheça as sugestões, as tendências e as combinações, mas, no fim, o conselho é: use o que você gosta e o que tem à disposição para compor o ambiente.
4 – Faça do ambiente parte do seu dia: um dos pontos mais interessantes do Urban Jungle é que, além da sensação que o ambiente traz, você também pode interagir com ele! Tire momentos do seu dia para cuidar e manter o local, repare nas plantinhas, veja a necessidade de cada uma e transforme uma parte do seu dia agitado em um momento de introspecção e calmaria, onde você cuida do verde ao redor e, como gratidão, as plantinhas te devolvem um ar puro, um ambiente agradável e uma estética acolhedora e aconchegante.
E aí, que tal encarar esse desafio?!
Gostou do conteúdo? Quer ver mais assuntos assim?!
Fique de olho no nosso site, siga-nos no Instagram e acompanhe novidades, dicas e inspirações sobre casa e paisagismo! Até a próxima